quarta-feira, 14 de abril de 2010

Linguagem

Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos através de signos convencionados, sonoros, gráficos, gestuais etc., podendo ser percebida pelos diversos sentidos. Os elementos constitutivos da linguagem são, pois, gestos, sinais, sons, símbolos ou palavras, usados para representar conceitos de comunicação, ideias, significados e pensamentos. Embora os animais também se comuniquem, a linguagem propriamente dita pertence apenas ao Homem.
Um dos aspectos mais importantes da mente humana é a linguagem que emprega para entender o mundo, comumente chamada de língua quando associada a uma comunidade lingüística particular.
A linguagem humana é fundamentalmente diferente da linguagem animal pois envolve a representação simbólica de conceitos e diversos tipos de relações entre eles, possibilitando um número infinito de enunciados a partir de um número finito de símbolos.
A linguagem e o pensamento se misturam à medida que a capacidade de comunicação simbólica se desenvolve.
Uma criança começa a usar a linguagem para se comunicar com cerca de dois anos de idade. Seu conhecimento sobre o mundo, antes baseado em experiências sensoriais e motoras, torna-se lentamente mais e mais simbólico.
A partir de então a criança não precisa mais aprender tudo através de suas próprias experiências - ela pode aprender através da linguagem.